Fiação elétrica: A importância de fazer uma revisão

Fiação elétrica: A importância de fazer uma revisão

Fiação elétrica: A importância de fazer uma revisão

Instalações elétricas antigas ou mal feitas devem ser reformadas

Fiação elétrica: A importância de fazer uma revisão

Imóveis residenciais ou comerciais, constantemente, precisam passar por reparos.  Mas, o que muita gente esquece, é de programar uma revisão nas instalações elétricas.

Toda rede de eletricidade precisa de manutenção. As fiações podem se desgastar com o passar do tempo ou apresentar problemas, precisando ser substituídas.

Outro problema é com instalação mal feita, que pode causar prejuízos ao dono do patrimônio.

Por que é preciso fazer uma revisão nas instalações elétricas?

Primeiramente, para manter a segurança do seu imóvel. Fiações elétricas com problemas, podem provocar acidentes como curto-circuito, choques e incêndios.

Além disso, a manutenção pode gerar economia, já que uma instalação incorreta ocasiona superaquecimento dos fios, provocando gastos desnecessários de energia.

Ao chamar um eletricista especializado você evita prejuízos.

Quando revisar a rede elétrica

Se o seu imóvel é antigo e há anos não passa por uma revisão no sistema elétrico, você precisa procurar com urgência um profissional capacitado. Ao passar do anos, a fiação sofre com efeitos do tempo, podendo causar estragos.

Além disso, a utilização de produtos elétricos aumentou nas últimas décadas, fazendo com que a rede antiga não tenha capacidade para suportar a sobrecarga.

Mas, não são apenas proprietários de imóveis antigos que devem ficar atentos com a manutenção do sistema elétrico.

Segundo especialistas, a revisão deve ser feita a cada cinco anos. No entanto, é preciso estar alerta, para saber quando é necessário solicitar o serviço de um eletricista.

Alguns sinais não podem ser ignorados. Ao perceber fios descascados, aquecimento em fios ou interruptores, aumento no gasto ou queda constante de energia, é necessário chamar um profissional especializado.

Adequação as normas

A fiação elétrica de qualquer imóvel também precisa estar de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que disponibiliza a norma NBR-5410, para projetos de baixa tensão.

O regimento mostra as informações necessárias para uma boa instalação elétrica.  Por conta disso, é de extrema importância que este serviço seja feito por um eletricista que tenha conhecimento das regulamentações.

Agora que você já sabe da importância de fazer o reparo da fiação elétrica do seu imóvel, não deixe de procurar um profissional de confiança.

Rosana Godoy
Valdir Eletricista instalações e manutenções elétrica.

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook
Facebook

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,